Inserindo portas e janelas

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
F_Rosa
Posts: 249
Joined: Thu Feb 18, 2016 10:39 pm
Location: São Paulo
Contact:

Inserindo portas e janelas

Post by F_Rosa »

Prezados,

Estou montando o modelo 3D de um edifício para me familiarizar com os recursos do FreeCad e sua aplicabilidade na área do BIM. Para isto estou importando os arquivos 2D da arquitetura, estrutura, instalações, etc. e desenhando seus respectivos componentes 3D no FreeCad. Porém, não estou conseguindo inserir as portas e janelas utilizando as ferramentas disponíveis de uma maneira direta. Ao tentar inserir uma porta, por exemplo, numa parede na direção do eixo Y ela não se adapta a esta direção, mantendo-se na direção do eixo X e impedindo sua inserção correta. Há algum comando o tecla que devo acionar para que mude de direção? Abaixo seguem as imagens que ilustram minha dúvida.

Aproveitando a ocasião, uma outra dúvida menor e complementária, ao abrir a "Opções de janela" para a configuração da porta ou da janela desejada, por alguma razão, os dados apresentados têm valores muito altos (100 m, 10 m, etc.), há como deixá-los preconfigurados para valores menores ou próximos de uma abertura usual ("by default"), para quando se abrir esta "Opções de janela" numa próxima vez, já apresentarem dados mais próximos ao desejado? Ou há como salvar portas e janelas com formatos predefindos para sua aplicação posterior, como uma biblioteca? Estas mesmas dúvidas se aplicam para a construção das paredes.

Agradeço a atenção,

Francisco Rosa.


Os dados de minha máquina (embora este mesmo comportamento foi encontrado na versão FreeCad 0.15 e/ou na plataforma Windows):
OS: Ubuntu 14.04.1 LTS
Word size of OS: 64-bit
Word size of FreeCAD: 64-bit
Version: 0.16.6398 (Git)
Build type: None
Branch: master
Hash: bb6a66bd824179579ae76dd1bbcbea5eba6f96ed
Python version: 2.7.6
Qt version: 4.8.6
Coin version: 4.0.0a
OCC version: 6.8.0.oce-0.17
Attachments
Tentando inserir uma porta numa parede com direção no eixo Y.
Tentando inserir uma porta numa parede com direção no eixo Y.
Freecad - 18-02-2016 - parede Y.jpg (104.83 KiB) Viewed 4688 times
Tentando inserir uma porta numa parede com direção no eixo X.
Tentando inserir uma porta numa parede com direção no eixo X.
Freecad - 18-02-2016 - parede X.jpg (110.14 KiB) Viewed 4688 times
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by yorik »

Olá,

Bom, a feramenta de portas/janelas ainda é bem "alfa", não funciona tão bem como a gente quer ainda. Mas tem métodos mais seguros de criar janelas também, tem que entender um pouco como funcionam por dentro: o objeto Janela usa um Sketch como base, e a partir dos contornos fechados dentro do sketch, cria extrusões para fazer as esquadrias e os painéis. A descrição de quais contornos formam quais extrusões está armazanada na propriedade "WindowParts" da janela. O conteúdo dessa propriedade pode ser editado "a mão" ou de uma maneira mais amigável duplo-clicando na janela na arvorescencia do projeto

Quando a ferramenta automática não funciona do jeito que queremos (de fato acontece bastante ainda), o mais simples é montar a janela manualmente, desenhando primeiro um Sketch em cima da face desejada, depois fazendo uma janela a partir dele e ajustando as extrusões. Isso funciona sempre corretamente.

O que eu faço geralmente, é ativar o Snap Nearest, colocar a janela na face onde quero, mais ou menos, e depois da janela ser criada, mover ela manualmente (com Draft Move) até a sua posição exata.

Outra coisa que acrescentei semana passada, se uma parede estiver selecionada ANTES de apertar o botão de janela, a janela só pode ser inserida nessa parede, o que prevene uma série de problemas de orientação. Outra coisa que ajuda é desligar todos os outros objetos em volta da parede (onde a janela podia querer se inserir).

Sobre bibliotecas, sim é fácil, dá para usar a Parts Library para isso também, basta salvar a janela num arquivo separado. Depois, é só inserir a janela no projeto, colocar ela na posição desejada, e vincular ela a uma parede com o botão Arch Remove (o ícone "menos").
F_Rosa
Posts: 249
Joined: Thu Feb 18, 2016 10:39 pm
Location: São Paulo
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by F_Rosa »

Ok, Yorik.

Obrigado,

Francisco Rosa.
josemberg
Posts: 1
Joined: Sat Mar 26, 2016 1:02 pm

Re: Inserindo portas e janelas

Post by josemberg »

Instalei o freecad agora, gostaria de aprender...ficou legal!
F_Rosa
Posts: 249
Joined: Thu Feb 18, 2016 10:39 pm
Location: São Paulo
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by F_Rosa »

Yorik,

Retomando o assunto de portas e janelas, gostaria de saber se seria possível (e como) aproveitar o trabalho de elaboração de novos modelos que estou realizando e inseri-los na biblioteca interna do FreeCad, no intuito de contribuir para posterior uso meu e de todos.

Um abraço.
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by yorik »

F_Rosa wrote:gostaria de saber se seria possível (e como) aproveitar o trabalho de elaboração de novos modelos que estou realizando e inseri-los na biblioteca interna do FreeCad, no intuito de contribuir para posterior uso meu e de todos.
O melhor jeito é trabalhar com a library em https://github.com/FreeCAD/FreeCAD-library
Os passos são os seguintes:

1) Crie uma conta para você no github
2) Faça um "fork" da library (botão "fork" no canto superior esquerdo na página acima)
3) Na sua conta pessoal do github vai ser criada uma cópia da library. Aí tem como navegar para a pasta desejada, e usar o botão "upload files" para adicionar arquivos. Se estiver no windows ou mac, o github também tem um aplicativo que permite fazer essas coisas diretamente a partir do seu computador. Se estiver usando o Linux, tem que usar o git no terminal, é um pouco mais complicado, mas tem um monte de tutoriais na web.
4) Uma vez que a sua cópia da library está como quiser, com todos os arquivos novos nos seus lugares, pode fazer um "pull request" (vai aparecer um botão no github), que é um pedido para ter os acréscimos que você fez na sua cópia pessoal incluídos na versão oficial.
5) Algum administrador da library vai olhar seu pull request, e se estiver tudo OK vai incluir.

Pode ser um pouco complicado da primeira vez, não hesite em pedir ajuda aqui se necessário...
F_Rosa
Posts: 249
Joined: Thu Feb 18, 2016 10:39 pm
Location: São Paulo
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by F_Rosa »

Ok, obrigado.
F_Rosa
Posts: 249
Joined: Thu Feb 18, 2016 10:39 pm
Location: São Paulo
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by F_Rosa »

Yorik,

Passos 1 e 2 ok.
Passo 3, instalei o programa do github e clonei a biblioteca. Porém, no FreeCAD ao executar a macro Partslibrary surge a mensagem:

"File "C:/Users/Lenovo/Documents/GitHub/FreeCAD-library/PartsLibrary.FCMacro", line 438, in <module>
if w.isVisible():
<type 'exceptions.AttributeError'>: 'ExpDockWidget' object has no attribute 'isVisible'"

Francisco.
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by yorik »

Hm tem razão, estou vendo esse erro também agora. Alguma coisa deve ter mudado, vou olhar...
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Inserindo portas e janelas

Post by yorik »

Não consigo mais fazer o erro aparecer, algo deve ter sido corrigido automaticamente no sistema aqui. Mas fiz uma mudança na macro que deve contornar esse erro para quem tiver ele ainda, a versão que está online deve funcionar agora. Se puder testar...
Post Reply