Modelagem de topografia de terreno

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
F_Rosa
Posts: 248
Joined: Thu Feb 18, 2016 10:39 pm
Location: São Paulo
Contact:

Modelagem de topografia de terreno

Post by F_Rosa »

Prezados,

Alguma dica para a modelagem de terreno a partir de um arquivo CAD de levantamento topográfico (com as curvas de nível)? Tentei usar a ferramenta loft mas não tive sucesso.

Um abraço,

Francisco Rosa.
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Modelagem de topografia de terreno

Post by yorik »

Se criar duas linhas, para ligar as extremidades de duas curvas, formando uma sequência fechada, com a ferramenta Part ->Shape Builder, consegue criar uma face a partir dessa sequência.
Renato Rebelo
Posts: 255
Joined: Mon May 19, 2014 1:14 pm
Location: Vouzela - Portugal

Re: Modelagem de topografia de terreno

Post by Renato Rebelo »

yorik wrote:Se criar duas linhas, para ligar as extremidades de duas curvas, formando uma sequência fechada, com a ferramenta Part ->Shape Builder, consegue criar uma face a partir dessa sequência.
olá,
vou assaltar este tópico...
estive a experimentar fazer uma superficie como sugeriste, e quando as curvas de nível são muito complexas torna-se muito difícil selecionar as arestas, até porque só é possível selecionar graficamente, não é possível selecionar na vista em árvore (acho eu).
Não é possível encontrar forma de selecionar por "janela" (vários objetos ao mesmo tempo) ou permitir a seleção não vista de árvore?
tens alguma forma expedita de o fazer?
obrigado,
Renato Rebelo
my native language is not English, please excuse me any incorrectness, I apologize for any inconvenience caused, thank you
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Modelagem de topografia de terreno

Post by yorik »

Renato Rebelo wrote:Não é possível encontrar forma de selecionar por "janela" (vários objetos ao mesmo tempo)
Tem sim, menu Edit -> Box selection
Renato Rebelo
Posts: 255
Joined: Mon May 19, 2014 1:14 pm
Location: Vouzela - Portugal

Re: Modelagem de topografia de terreno

Post by Renato Rebelo »

Não consigo selecionar dessa forma. Não funciona dentro da ferramenta "create shape"...
experimenta.
abraço,
Renato
my native language is not English, please excuse me any incorrectness, I apologize for any inconvenience caused, thank you
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Modelagem de topografia de terreno

Post by yorik »

Ah desculpe, não tinha entendido direito. De fato, não dá para usar um comando dentro de outro.
O shape builder que deveria ser extendido, provavelmente ganhar uma interface como a do fillet...
Renato Rebelo
Posts: 255
Joined: Mon May 19, 2014 1:14 pm
Location: Vouzela - Portugal

Re: Modelagem de topografia de terreno

Post by Renato Rebelo »

yorik wrote:Ah desculpe, não tinha entendido direito. De fato, não dá para usar um comando dentro de outro.
O shape builder que deveria ser extendido, provavelmente ganhar uma interface como a do fillet...
Sim é isso... ;)
my native language is not English, please excuse me any incorrectness, I apologize for any inconvenience caused, thank you
F_Rosa
Posts: 248
Joined: Thu Feb 18, 2016 10:39 pm
Location: São Paulo
Contact:

Re: Modelagem de topografia de terreno

Post by F_Rosa »

Prezados,

A título de maiores elucidações sobre o assunto, envio algumas imagens que ilustram a modelagem de terreno, em que experimento algumas alternativas, sempre partindo de esboços (sketchs), visando as posteriores edições da topografia - para platôs, cortes e aterros. Primeiro, elevo cada curva ao nível correspondente (figura 01). Aplico a ferramente pad para cada curva gerando uma topografia em degraus (figura 02). Na terceira figura aplico a Shape Builder, mas como Rebelo explica muito bem, é muito trabalhoso e apresentou algumas deformações (figura 03). Na quarta tentativa aplico o loft em pares de curvas para diminuir a "distorção" indesejada, mas alguns pares de curvas apresentaram erros (figuras 4 e 5) que não sei o que significam.

Parece claro que o ideal é ter uma ferramenta específica para a modelagem de terrenos, que permita um resultado em degraus ou suavizado para posterior edição, conforme a implantação do projeto. Uma adaptação ao loft, talvez seja uma caminho...Também não sei se é possível, ou até mesmo já exista, algum outro algoritmo específico que se possa incluir no Freecad para esta tarefa (?).

Um abraço,

Francisco Rosa.
Attachments
Figura 05
Figura 05
Captura 05 - topo loft.PNG (276.43 KiB) Viewed 4455 times
Figura 04
Figura 04
Captura 04- topo loft.PNG (249.3 KiB) Viewed 4455 times
Figura 03
Figura 03
Captura 03- topo faces.PNG (267.8 KiB) Viewed 4455 times
Figura 02
Figura 02
Captura 02- topo pads.PNG (263.08 KiB) Viewed 4455 times
Figura 01
Figura 01
Captura 01 - topo linhas.PNG (345.93 KiB) Viewed 4455 times
Post Reply