Editar STL (prolongamento)

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
chicodarave
Posts: 6
Joined: Tue Sep 25, 2018 7:35 pm

Editar STL (prolongamento)

Post by chicodarave »

Boa tarde pessoal.
Estou montando uma impressora 3D e preciso imprimir uma peça para ela, é um difusor circular de ar, segue imagem:
Image
Eu tenho os arquivos STL baixados do Thingverse mas acontece que as dimensões da minha máquina não estão fechando com a peça, eu preciso alterar o comprimento daquele "tubo" que está ao lado esquerdo.
Meu conhecimento em CAD beira zero, antigamente eu usava o 3D Max Studio e tenho certeza que por ele eu conseguiria fazer rapidamente (selecionando os pontos e simplesmente arrastando), mas pelo FreeCAD ontem passei o dia todo vendo videos de tutoriais e não achei nada que pudesse ajudar por isso estou vindo pedir ajuda aqui, não consigo resolver o problema sozinho.
Como eu pretendo alongar nas partes onde a peça é plana então imagino que seja mais tranquilo.

Agradeço qualquer auxílio.
Um abraço.
weasel_face
Posts: 45
Joined: Tue Aug 09, 2016 2:56 pm
Location: Boituva/SP - Brasil
Contact:

Re: Editar STL (prolongamento)

Post by weasel_face »

Eu não consegui escrever como eu faria, talvez até tenha um jeito mais fácil. Mas eu fiz um vídeo da forma que eu acho que da certo, da uma olhada se ajuda.

https://youtu.be/F3XSakiMFHw
weasel_face : Marco Silveira
chicodarave
Posts: 6
Joined: Tue Sep 25, 2018 7:35 pm

Re: Editar STL (prolongamento)

Post by chicodarave »

Poxa amigo, agradeço muito pela resposta!
Me ajudou a entender mais uma função do FreeCAD, porém eu acho que ainda não é isso.
Observe que o tubo sobe e dai afina, essa parte mais fina encaixa na saída de uma turbina, então eu teria que alongar antes desse afinamento.
Outra coisa, eu vou precisar alongar isso na horizontal, que seria a parte entre o "torus modificado" e o "tubo" que sobe.
Estou achando também que o meu modelo está com defeito ou o FreeCAD não está importando ele corretamente pois na conversão pra sólido está dando erro.
weasel_face
Posts: 45
Joined: Tue Aug 09, 2016 2:56 pm
Location: Boituva/SP - Brasil
Contact:

Re: Editar STL (prolongamento)

Post by weasel_face »

pode ser que ele esta aberto, falte alguma superfície. No lugar que vc baixou da para baixar como Step?
weasel_face : Marco Silveira
chicodarave
Posts: 6
Joined: Tue Sep 25, 2018 7:35 pm

Re: Editar STL (prolongamento)

Post by chicodarave »

Peguei daqui: https://www.thingiverse.com/thing:2022083
O zip só tem stl, umas imagens e alguns arquivos de texto.
weasel_face
Posts: 45
Joined: Tue Aug 09, 2016 2:56 pm
Location: Boituva/SP - Brasil
Contact:

Re: Editar STL (prolongamento)

Post by weasel_face »

eu dei uma olhada e vi que o modelo tem algumas superficies com o lado negativo virado para fora da peça e o restante todo positivo. Pode ser isto que esta dando erro na hora de entender o shell para criar o sólido, fica como se estivesse superfície aberta. Ainda não tive tempo de procurar, não sei se no freecad vai ter como lidar com isto. Mas vc pode facilmente lidar com isto no Blender.
weasel_face : Marco Silveira
chicodarave
Posts: 6
Joined: Tue Sep 25, 2018 7:35 pm

Re: Editar STL (prolongamento)

Post by chicodarave »

Então amigo, eu acabei vendo que não vou dar conta de fazer isso sem um estudo BEM mais aprofundado do FreeCAD, com o meu conhecimento atual (beirando zero) não vai dar, então estou deixando de lado por enquanto, vou encontrar outra peça ou imprimir assim mesmo e tentar dar um jeito depois.
Eu já tinha pensado no Blender, que deve ser bem mais semelhante ao que eu já tenho alguma noção (3D Max), de qualquer forma meu intuito é aprender a usar o FreeCAD, só não vai poder ser assim, no supetão.
Te agradeço pela atenção de qualquer forma.
Um abraço.
Post Reply