Fazer cortes na lateral de um CONE seguindo a geometria da altura

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
Airan Bertinetti
Posts: 1
Joined: Mon Jul 13, 2020 5:34 pm

Fazer cortes na lateral de um CONE seguindo a geometria da altura

Post by Airan Bertinetti »

Olá a todos! Estou aprendendo a utilizar esta incrível ferramenta que é o FreeCad. Já acompanhei todos os tutoriais em Português e Espanhol disponíveis no Youtube e estou me saindo muito bem. Agora estou me aventurando no FreeCad para construir, para uso próprio, um pequeno molde de injeção de plásticos de uma única cavidade. A peça que estou criando é um pequeno cesto para crescimento de plantas por hidroponia, conhecidos como NetPot. Executarei todas as peças no torno em partes separadas e as ranhuras, ou cortes na lateral mandarei fresar.
Peço ajuda dos amigos no seguinte problema: Preciso fazer os sulcos ou melhor, cortes laterais retos de 1,7mm de espessura por 5mm de largura seguindo a geometria da lateral (altura do cone) e multiplicados em torno do raio. Estes sulcos correspondem ao serviço de fresa que farei no metal, onde se formarão os positivos e negativos no molde. Mas já tentei de tudo e não encontro uma maneira, pelo menos ainda dentro da minha experiência no FreeCad, para fazer no desenho estes recortes no cone seguindo o ângulo do cone. Os cortes que não consigo fazer no desenho são estes em torno da parte externa na lateral do cone, conforme pode ser visto na imagem.
O meu cone tem raio inferior de 16mm, superior de 22mm e altura de 41mm. Como esta é apenas uma das partes do molde, os sulcos acompanharão toda a altura da peça.

Meu FreeCad
OS: Windows 10
Word size of OS: 64-bit
Word size of FreeCAD: 64-bit
Version: 0.18.4 (GitTag)
Build type: Release
Branch: releases/FreeCAD-0-18
Hash: 980bf9060e28555fecd9e3462f68ca74007b70f8
Python version: 3.6.6
Qt version: 5.6.2
Coin version: 4.0.0a
OCC version: 7.3.0
Locale: Portuguese/Brazil (pt_BR)

Antecipadamente meu Obrigado!
Attachments
Netpot___net_pot_hidroponik_aquaponik_diameter_45cm_sd_6cm.jpg
Netpot___net_pot_hidroponik_aquaponik_diameter_45cm_sd_6cm.jpg (77 KiB) Viewed 1999 times
weasel_face
Posts: 45
Joined: Tue Aug 09, 2016 2:56 pm
Location: Boituva/SP - Brasil
Contact:

Re: Fazer cortes na lateral de um CONE seguindo a geometria da altura

Post by weasel_face »

crie um plano na inclinação do cone, desenha uma vez o alivio e faz um pattern depois. eu já fiz um molde no freecad para testar, como é de uma empresa que esta desenvolvendo um produto novo não posso compartilhar.Uma dica que eu dou é, use o clone do Draft para a peça com contração e depois quando você for usar a peça de referencia para extrair as cavidades, para cada parte da cavidade (macho, postiço, etc..) copie um clone do partdesign para um novo Body afim de fazer as booleanas (CutOut nos softwares de projeto de molde conhecidos). Se você usar sempre o original, quando você for simular movimentação de abertura, gavetas, extração, os detalhes da peça saem de posição, mas estando cada um dentro de um body isto não acontece. eu estou desenvolvendo um workflow de projeto de molde no FreeCAD para não errar do mesmo jeito quando for usar de novo, quando terminar posto aqui para você ver se ajuda.
weasel_face : Marco Silveira
Post Reply