Quantificar materiais

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
tecsergio
Posts: 8
Joined: Wed Feb 26, 2020 6:32 pm

Quantificar materiais

Post by tecsergio »

Prezados amigos, existe algum recurso no FreeCAD para que eu possa quantificar os materiais atribuídos a itens no desenho? Ou existe como eu obter as áreas verticais das faces de vários cubos, por exemplo? É possível usar as informações nas especificações dos materiais para fazer cálculos.
Exemplo: Eu defino que utilizo 2,5 por unidade de área de um material denominado concreto, aplico este material a três cubos no meu desenho; há como eu saber de antemão qual a quantidade de "concreto" no desenho?
Amigos, por mais simples que possa parecer para alguém experiente, eu peço que descrevam item por item, pois por mais que eu esteja tentando, não estou conseguindo entender as informações a respeito nas versões em inglês do Wiki.
Vejo um futuro promissor para o FreeCAD e pretendo promovê-lo, mas a minha questão acima é o básico do básico que um programa de modelagem precisa fazer.
Obrigado e aguardando.
walpa
Posts: 65
Joined: Wed Nov 09, 2016 5:22 pm
Location: Brazil

Re: Quantificar materiais

Post by walpa »

Olá,

Existem formas de se obter informações/parâmetros dos objetos do seu modelo, umas mais simples e outras mais complexas, dependendo do seu nível de conhecimento do Freecad e de programação (leia-se python).

Se o objetivo é atribuir uma especificação 'unitária' de material/multimaterial ao objeto utilizando a ferramenta 'materiais' na bancada Arch é possível fazer o cálculo baseado nesse atributo e nos atributos de dimensões do objeto.

Eis algumas formas de fazer isso:
A mais simples:
- usando a bancada Spreadsheet, como mostrado no vídeo-tutorial em https://www.youtube.com/watch?v=vBfdmvvfDfE
Intermediária:
- usando a bancada Reporting (instalar via addon manager) que usa uma forma de consulta parecida com banco de dados (pseudo-sql)
página da bancada :https://github.com/furti/FreeCAD-Reporting
Complexa:
-codificando um script em python que faça a varredura nos objetos, retornando os parâmetros desejados e faça os cálculos de acordo com o que pretende

Entretanto, se precisar obter informações que não estão nos parâmetros/atributos default dos materiais existentes na coleção do Freecad, você pode copiar um existente, renomeá-lo e inserir novos parâmetros de acordo com sua necessidade.

Abs.
Post Reply