Questão sobre potencial deste software FreeCAD

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
PedroLopes
Posts: 3
Joined: Thu Feb 27, 2020 11:11 am

Questão sobre potencial deste software FreeCAD

Post by PedroLopes »

Olá,

O meu nome é Pedro, sou de Portugal, sou novo no software FreeCAD e neste fórum. Antes de tudo, não sei se essa é a área certa para fazer essa pergunta; caso contrário, lamento muito e, se possível, também peço para que movam o tópico para a área correta. Aqui a questão é:
- Eu e o meu professor estamos a trabalhar num projeto acadêmico no qual é necessário desenvolver algo que outro software (GOM Scan 3D) faz parcialmente. Basicamente, temos 6 peças "teoricamente iguais" que são produzidas em cavidades diferentes (portanto, há pequenas diferenças entre elas). Nesse software, é possível comparar por ex a peça da cavidade 1 com peça da cavidade 2 e entender as variações que ocorrem entre as partes (dando no final um export de um relatório no final). O objetivo era criar uma rotina em que uma peça (cavidade 1 para ex) fosse fixada e comparada automaticamente com as outras 5
- Se o passo anterior fosse possível, seria excelente. Outra coisa que pretendemos fazer é verificar se uma outra peça diferente (que também é produzida em 2 cavidades), verificar "se monta" na outra parte (que possui 6 cavidades). Basicamente, o que se deseja é uma validação digital antes de iniciar a produção em massa.

Temos os arquivos em .STL (as peças de teste que se produziu e se fez o scan 3D) e o modelo CAD 3D (em .STEP ou Catia)

Eu também sou novo em python, mas o professor disse que pelo menos a rotina é possível criar e ele disse para começar a pensar em como é que os softwares funcionam (nos bastidores basicamente e começar a tentar fazer com geometria simples, como uma esfera e um "cama de esfera" onde esta pouse, como fazê-los montar/assembly, codificando para esse efeito por ex).

Descobri o FreeCAD hoje e estou a tentar encontrar o máximo de informações possível sobre este software. Se houver alguém aqui que possa me ajudar, isso seria excelente. Este é o trabalho que eu quero implementar no meu projeto universitário.

Obrigado desde já pela atenção a todos
weasel_face
Posts: 45
Joined: Tue Aug 09, 2016 2:56 pm
Location: Boituva/SP - Brasil
Contact:

Re: Questão sobre potencial deste software FreeCAD

Post by weasel_face »

Se eu entendi.

Você tem um molde com 6 cavidades:
Você pegou uma peça de cada cavidade e escaneou estas criando um modelo 3d de cada uma;
Você quer comparar as peças no FreeCAD para ver as diferenças encontradas em cada cavidade para o modelo matemático de projeto e/ou entre elas.

Se for isto é sim possivel. Não ha um Workbench pronto com tudo isto, mas existem os recursos no FreeCAD para isto.

Você poderia importar os STL, no WB Part converter em sólidos e usar o WB Spreadsheet para obter informações e fazer comparações.
weasel_face : Marco Silveira
Post Reply